X CÚPULA DE INFORMAÇÃO SOBRE ÁGUA (WIS-10)

"Novos Paradigmas em Informação sobre Água sob Mudança Global"
San Salvador, El Salvador, 16-18 de Junho de 2008

A X Cúpula de Informação sobre Água (WIS-10,da sua abreviatura em inglês), organizada pelo Consórcio de Água na Web (Water Web Consortium) e realizada pelo Serviço Nacional de Estudos Territoriais (SNET) do Ministério de Meio Ambiente e Recursos Naturais de El Salvador, acontecerá no Royal Decameron Salinitas em El Salvador nos dias 16-18 de Junho de 2008. O WIS-10 celebra o 10o aniversário da Cúpula de Informação da Água, que tem sido um evento anual desde 1998. Estas cúpulas tem reunido interessados e praticantes das Américas durante a última década e se tornou um dos mais proeminentes encontros interamericanos sobre as questões da água relacionadas à tecnologia da informação.

Com o correr dos anos, estas cúpulas tem provido o retorno da região para os Diálogos Interamericanos da Água. Estes encontros tem congregado um grupo diversificado de interessados em ferramentas de informação sobre água e seu uso, para educar o público e promover questões sobre a água. (conservação, água limpa a custos razoáveis, etc.)

O WIS-10 é co-patrocinado pelo Comitê Regional de Recursos Hídricos da América Central (CRRH), a Rede Interamericana de Recursos Hídricos (IWRN, da sua abreviatura em inglês), o Centro de Estudos Ambientais da Universidade Atlântica da Flórida (CES,  da sua abreviatura em inglês), a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Parceria Global para Água (GWP,  da sua abreviatura em inglês) e o Programa Hidrológico Internacional da UNESCO (UNESCO/IHP,  da sua abreviatura em inglês).

Este evento também tem o apoio de outros projetos e organizações relacionados à água ou informação sobre água.

O encontro deste ano irá incluir uma retrospectiva da cúpula e uma discussão sobre estratégias futuras centradas no tema "Novos Paradigmas em Informação sobre Água". Este tema será explorado em quatro sessões gerais, seguidas de quatro sessões de grupos de trabalho que abordarão as questões levantadas nos dois dias anteriores do encontro.

    Sessão 1: Educação sobre Água
  • Cursos pela internet (e-learning) e tecnologias
  • Água e Educação na América Central
    Sessão 2: Informação sobre água e a tomada de decisões
  • Sistemas de aviso antecipado
  • Mapas hidrogeológicos e sua aplicação em serviços de água e esgoto
  • Cenários hidrológicos e investimento
    Sessão 3: Tecnologias apropriadas e novas tecnologias de informação e comunicação
  • Ferramentas para a outorga de uso da água
  • Sistema de informação geográfica
    Sessão 4: Modelos e ferramentas de previsão
  • Modelagem para estimar o balanço hídrico
  • Previsão de eventos extremos